A Jornada busca promover a reflexão sobre a equidade na educação, visando criar um ambiente educacional justo e inclusivo. O público-alvo inclui professores, gestores escolares e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Inhuma.
A abertura oficial do evento, que acontece no auditório da Escola Municipal Arlindo Cipriano Leal, contou com credenciamento, com um café da manhã para os participantes, acompanhado pelas apresentações dos artistas Neto Lira e Santana de Manaus.
Café da manhã foi partilhado entre os participantes
Marcela Araújo saudou os presentes, seguido por uma apresentação cultural do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) com o tema "Igualdade e equidade na educação".
Marcela Araújo
Apresentação cultural do NUCA
O evento teve seu início oficial com a formação da mesa de honra, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Ana Luiza Gonçalves Rodrigues; diretora da Escola Municipal Arlindo Cipriano Leal, Professora Domingas; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Lucélia Nascimento, entre outras representantes da educação municipal.
Representantes da educação municipal
O início das atividades técnicas incluiu a apresentação dos resultados da rede municipal de ensino em 2023, organizada pela professora Edina Martins e apresentada pela dirigente municipal de Educação, Ana Luiza Gonçalves.
Apresentação dos resultados de 2023
“Essa Jornada tem um tema muito importante, então serão dias de muito conhecimento, muito aprendizado e muita troca de experiências. Para tratar os temas, foram convidados palestrantes com vastas experiências. Tudo está sendo bem preparado para as aulas que serão iniciadas no dia 05 de fevereiro, inclusive temos algumas escolas em reformas, mas a meta é concluir todas para receber os alunos com uma estrutura bem feita”, afirmou a secretária Ana Luiza.
Secretária de educação destacou conquistas
A manhã prosseguiu com a palestra magna, ministrada pela professora Giumaura Oliveira de Moura, abordando o tema central do encontro. Além da palestra, o evento contou com um sorteio de brindes e almoço para todos os presentes.
Giumaura Moura, palestrante
Na parte da tarde, a programação continuou com mais palestra da professora Giumaura, seguido por uma palestra dos representantes do Conselho Tutelar e CMDCA sobre "Direitos e deveres: educação, família e escola", proferida por Elton Soares.
Participantes da Jornada
Os próximos dias da Jornada prometem palestras, planejamentos pedagógicos, oficinas, apresentações culturais e o lançamento de concursos literários, consolidando esse período de preparação para o ano letivo de 2024 em Inhuma.
Veja programação dos demais dias:
Fonte, CLIQUE AQUI: